Nos tempos atuais, comemos pelos mais diversos motivos que não a fome fisiológica: por questões emocionais, por hábito, seguindo um horário, por questões sociais. Muitas vezes, não esperamos a fome “real” chegar, nem mesmo sabemos identifica-la.
Da mesma forma, negligenciamos a sensação de saciedade e só conseguimos saber que está na hora de parar de comer quando a comida acaba no prato, quando já deu a hora do fim da refeição ou quando estamos desconfortavelmente cheios.
Fome Emocional
Vivemos a vida adulta no “piloto automático”, ou seja, preocupados com as demandas constantes do nosso dia a dia, pensando naquilo que passou ou nas questões que precisamos resolver e pouco nos relacionamos com o momento presente, inclusive com a hora de comer.
Dessa forma, sem perceber, usamos a comida para dar conta de outras necessidades, que não a de se alimentar, como aliviar desconfortos emocionais vindos de sensações de ansiedade, tédio, solidão e tristeza e estresse.
Mindful Eating e o comer com atenção plena
Com o cultivo da atenção plena, podemos retomar essa conexão com o que acontece conosco e nos alimentarmos de forma mais presente e atenta. O Mindful Eating, que pode ser traduzido como “comer com atenção plena”, é uma forma de se alimentar com consciência do que estamos comendo e do que acontece com nosso corpo enquanto comemos.
Através de exercícios de Mindfulness e autoconhecimento podemos nos reconectar com as sensações de fome e saciedade, perceber o sabor dos alimentos e nos conscientizar dos sentimentos e pensamentos que surgem em relação à comida e ao nosso corpo.
Podemos perceber assim os padrões de pensamentos e comportamentos disfuncionais ligados à comida e à aparência e reconhecer e lidar melhor com a fome emocional, com os episódios de compulsão ou de um comer desequilibrado e com julgamentos e culpas presentes.
Comer consciente: um exercício diário
Dessa forma, escolhas mais conscientes podem sem feitas na alimentação diária, promovendo uma relação mais saudável com a comida, maior satisfação com a alimentação e um equilíbrio maior na relação com seu corpo. Passamos a comer privilegiando a qualidade ao invés da quantidade, nutrindo o corpo de forma mais satisfatória e eficiente e tornando a relação com a alimentação mais leve e prazeirosa.
O exercício a seguir é simples e levará apenas alguns minutos.
Encontre um pequeno pedaço de comida, como uma uva-passa ou uma pequena fruta. Você pode usar qualquer alimento que quiser. Comer com plena consciência não é uma questão de privação ou regras. Comece explorando este pequeno pedaço de comida, usando o máximo possível de seus sentidos.
Primeiro, olhe para a comida. Observe sua textura. Observe sua cor. Agora, feche os olhos e explore a comida com o sentido do tato. Qual é a sensação dessa comida? É duro ou macio? Úmido ou seco?
Observe que você não está sendo solicitado a pensar, mas apenas a perceber diferentes aspectos de sua experiência, usando um sentido de cada vez. Isso é o que significa comer conscientemente.
Antes de comer, explore esta comida com seu olfato. O que você percebe?
Agora, comece a comer. Não importa o quão pequeno seja o pedaço de comida que você tem, dê pelo menos duas mordidas para terminá-lo.
Dê sua primeira mordida. Mastigue bem devagar, observando a experiência sensorial real de mastigar e degustar. Lembre-se, você não precisa pensar sobre sua comida para experimentá-la. Você pode querer fechar os olhos por um momento para se concentrar nas sensações de mastigar e degustar, antes de continuar.
Observe a textura da comida; a sensação que você tem na boca. Observe se a intensidade de seu sabor muda de momento a momento. Demore cerca de 20 segundos a mais para terminar bem devagar a primeira mordida, tendo consciência das simples sensações de mastigar e degustar.
Nem sempre é necessário comer devagar para comer com atenção. Mas é útil no início desacelerar, a fim de estar o mais atento possível. Agora, dê sua segunda e última mordida.
Como antes, mastigue bem devagar, prestando atenção à experiência sensorial real de comer: as sensações e movimentos da mastigação, o sabor do alimento conforme ele muda e as sensações ao engolir. Apenas preste atenção, momento a momento.
Mindful Eating: um aliado do emagrecimento
O poder libertador do Mindful Eating tem um efeito mais profundo quando você começa a prestar atenção aos seus pensamentos, emoções e sensações corporais, todos os quais nos levam a comer.
O uso regular de exercícios de Mindful Eating é um dos pilares da abordagem do método proposto no Você+ que já ajudou milhares de mulheres a emagrecerem de forma saudável e duradoura.