Menopausa engorda ?

A menopausa geralmente causa muitas preocupações entre as mulheres. Uma das mais comuns é o medo do ganho de peso. De fato, é bem conhecido que a obesidade e a síndrome metabólica ocorrem em mulheres neste período três vezes mais do que antes da menopausa . 

Mas o ganho de peso está associada à menopausa per se ou à “terapia hormonal”?

O ganho de peso é inevitável ou é o resultado de mudanças hormonais e uma dieta inadequada?

Conforme você envelhece, pode perceber que manter seu peso habitual se torna mais difícil. É relativamente comum as mulheres ganharem peso em torno desse período de transição para a  menopausa (climatério). No entanto, o ganho de peso na menopausa não é inevitável. Você pode reverter o “curso natural” prestando atenção aos hábitos alimentares ​​e levando um estilo de vida ativo.

O que é a menopausa?

A menopausa ocorre 12 meses após o último ciclo menstrual e marca o fim dos ciclos menstruais. É o resultado do esgotamento de folículos nos ovários e do declínio na produção de estrogênio. A menopausa é precedida por um período de pré-menopausa, quando a menstruação ainda é relativamente regular, e um período de 3-12 meses de perimenopausa com menstruação irregular.

Quais são os sintomas iniciais?

Muitos sintomas aflitivos na vida de uma mulher aparecem durante a menopausa, como ondas de calor, distúrbios de humor, distúrbios do sono e infecções recorrentes do trato urogenital. Além disso, muitos problemas metabólicos surgem nesse momento – aumento do peso corporal, resistência à insulina e distúrbios do metabolismo da glicose. Em consequência, aumenta o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2, osteoporose, doenças cardiovasculares e oncológicas.

A obesidade deve ser vista como um dos mais importantes distúrbios associados à menopausa, sendo não apenas um problema médico, mas também um problema social e econômico.

O que causa o ganho de peso na menopausa?

As alterações hormonais da menopausa podem facilitar mais o acúmulo de gordura em torno do abdômen do que em torno dos quadris e coxas. Mas, alterações hormonais por si só não necessariamente causam ganho de peso na menopausa. O ganho de peso está sim relacionado ao envelhecimento, mas também a fatores genéticos e, principalmente, ao estilo de vida.

Menopausa e a queda do Estrogênio

Os mecanismos do aumento do peso corporal durante a menopausa ainda não estão claramente elucidados. A causa óbvia parece ser a rápida queda nos níveis de estrogênio.  Em estudos com animais, o estrogênio parece ajudar no controle do peso corporal. Com níveis mais baixos de estrogênio, os animais de laboratório tendem a comer mais e a ser menos ativos fisicamente. Estrogênio reduzido também pode diminuir a taxa metabólica basal – a quantidade total de energia gasta pelo corpo para sobreviver.

É possível que a mesma coisa aconteça com as mulheres quando os níveis de estrogênio caem após a menopausa. Algumas evidências sugerem que a terapia hormonal com estrogênio aumenta a taxa metabólica de repouso da mulher e isso poderia ajudar a diminuir o ganho de peso. A falta de estrogênio também pode fazer com que o corpo use menos a glicose (açúcar) no sangue, o que aumentaria o armazenamento de gordura e dificultaria a perda de peso. O hormônio estrogênio nas mulheres são responsáveis ​​pelo acúmulo de gordura no tecido subcutâneo, particularmente nas regiões glútea e femoral.

Menopausa e diminuição da massa muscular

A massa muscular normalmente diminui com a idade, enquanto a gordura aumenta. Perda de massa muscular diminui o seu metabolismo, o que pode tornar mais difícil manter um peso saudável. Durante a menopausa, se você continuar a comer como sempre e não aumentar sua atividade física, provavelmente ganhará peso.

Menopausa e genética

Fatores genéticos também podem desempenhar um papel no ganho de peso na menopausa. Se os seus pais ou outros parentes próximos tem excesso de peso, o seu risco de engordar na menopausa será maior.

Menopausa e estilo de vida

Outros fatores, como falta de exercícios, alimentação rica em alimentos ultraprocessados e falta de sono, também contribuem para o ganho de peso na menopausa. Quando as pessoas não dormem o suficiente, elas tendem a comer mais e, consequentemente, consumir mais calorias.

Como o exercício físico ajuda com o emagrecimento na menopausa?

Embora o fator que mais influencia na perda de peso seja a dieta, quanto mais ativo você for, mais fácil será manter o peso perdido. Uma revisão do National Institutes of Health mostrou que as pessoas que faziam atividade física todos os dias por 10 ou mais minutos, tinham 6 centímetros a menos de cintura em comparação com pessoas que não faziam exercícios. E se exercitar enquanto você está no processo de perder peso – assim como depois de ter perdido – pode ser essencial para a manutenção do peso após o emagrecimento. A pratica de atividade física resistida – musculação – é essencial. É preciso manter a massa muscular com o envelhecimento!

Benefícios do exercício e da perda peso após a menopausa

  • Menor risco de osteoporose
  • Menores riscos de síndrome metabólica, ataque cardíaco e outras doenças cardiovasculares
  • Melhor resistência à insulina
  • Mantém fortes articulações e músculos
  • Alivia a depressão e a ansiedade
  • Melhora a saúde geral
  • Menor risco de câncer de mama invasivo em comparação com mulheres cujo peso permanece estável

Boas escolhas de exercícios após a menopausa:

Que tipos de exercícios podem ajudá-lo a perder e a manter o peso após a menopausa?

  • O treinamento de força, como por exemplo musculação, ajuda a construir massa muscular e melhorar o metabolismo. O treinamento de força também ajuda a manter a massa óssea. O aumento da perda de massa muscular com  com a idade, exige o treinamento de força nos treinos. 
  • Exercício aeróbico de baixo impacto é bom para o coração e os pulmões. Caminhar, por exemplo, é uma das melhores escolhas, porque você pode fazê-lo em qualquer lugar, a qualquer hora. Outros exemplos de exercícios aeróbicos incluem natação, ciclismo, HIIT, tênis e dança. Exercite-se moderadamente por pelo menos 30 minutos, se não todos os dias da semana.
  • Sempre que puder, adicione atividade não programada ao seu dia. Suba escadas, use menos o carro, levante-se com mais freqüência. Seja mais ativa! 

Antes de começar o exercício:

  • Se você hoje é sedentário, crie pequenos objetivos. Algo que não dependa nem da força de vontade e nem da motivação.
  • Converse com seu médico sobre um novo programa de exercícios. Escolha as atividades que você gosta para ficar com seus treinos.
  • Encontre uma amiga ou um grupo que também faça exercícios. Isso ajuda na manutenção da motivação além de gerar comprometimento.
  • Use calçados adequados para a atividade física programada.
  • Não postergue. Escolha uma data de início e comece.

 

Em uma postagem futura, vou explicar a importância da reposição hormonal adequada e de uma dieta com boa relação proteína | energia na menopausa.

 

Referencia: Prz Menopauzalny. 2017 jun; 16 (2): 61-65.

 


Assine nossa newsletter para receber novidades