Quantas vezes você já desistiu de uma dieta ao cometer um “furo”? É nesse ponto que a maioria das pessoas desistem, pois criam uma expectativa muito alta, por imaginar que o plano será seguido totalmente à risca.
Porém, é preciso aprender a lidar com o furo para que os resultados ocorram. A reeducação alimentar, assim como outros aspectos em nossa vida, é passível de falhas.
Se trouxermos esse cenário para outras situações, como trabalho, filhos e cuidado com a casa, é muito difícil que você atinja sempre a perfeição e que não erre nunca, certo? Com a alimentação isso não é diferente.
Neste artigo, você vai conferir como lidar bem com essa situação!
O que é necessário para ter resultado com a reeducação alimentar?
Para que uma reeducação alimentar tenha resultado, são necessários quatro aspectos:
- regularidade;
- intensidade;
- tempo correto;
- auxílio profissional.
Trazendo para uma visão empresarial, vamos supor que você entrou em uma empresa e seu objetivo é alcançar a liderança.
Se trabalhar sempre abaixo da média, sem a intensidade correta, dificilmente seu objetivo será alcançado.
Já se tiver uma intensidade correta, mas sem uma regularidade, ou seja, trabalhar acima da média apenas de segunda a terça e, nos outros dias da semana, não render o suficiente, dessa forma também não será possível ter o resultado desejado.
Já se faz tudo correto de segunda a sexta com regularidade e intensidade, isso não significa que será promovido na primeira semana. É preciso tempo e paciência para ter o resultado.
Quando colocamos esse cenário, dando como exemplo uma situação relacionada ao trabalho ou outras áreas da sua vida, é muito fácil o conceito ser entendido. Porém, quando se trata de emagrecimento, há uma pressa e as pessoas acreditam que o resultado será de forma imediata, mas, isso não acontece!
Como lidar com os furos na dieta
Para aprender a lidar melhor com os furos na dieta, é necessário acertar alguns aspectos. Assim, você não irá desistir após o primeiro erro.
Ajuste a expectativa
Uma maneira sensata de ajustar sua expectativa é analisar a sua história prévia e não a do outro! Geralmente, nos fixamos no resultado super positivo da pessoa que perdeu 20kg em dois meses, mas isso é incomum.
Portanto, avalie suas últimas tentativas e ajuste suas expectativas em relação à velocidade da perda de peso para que não haja frustrações ou abandono.
Ajuste a dieta
Toda vez que a gente recomeça uma dieta, na maioria das vezes, achamos que não erraremos nunca. Porém, é necessário ajustar essa visão e partir do princípio de que você vai falhar. É preciso ter a consciência que você não precisa ter 100% de aderência para que consiga emagrecer.
Portanto, ajuste sua alimentação pensando que as falhas irão ocorrer que nem todo furo representa uma falha. Em algumas situações, o furo pode ser planejado e consciente e fazer parte da dieta!
Planeje o furo na dieta
É preciso ter em mente que nem todo furo é uma falha. É absolutamente possível abrir exceções de forma planejada e consciente sem que isso prejudique o emagrecimento. O ponto principal aqui é saber que quantidade faz diferença! É impossível ganharmos mais peso do que o peso que você comeu.
Por exemplo, frequentemente escuto dos pacientes que após comerem 100 gramas de chocolate no final de semana, engordaram 1 kg. Percebe que isso não é possível? Caso de fato a balança tenha mostrado esse aumento, ou a pessoa comeu mais que as 100 gramas de chocolate ou ela reteve líquido.
Existem diversas estratégias que ajudam na mudança comportamental e no controle da quantidade durante as exceções (furo na dieta). Em outras postagens, vou explicá-las em detalhes!
Como o Você+ pode te ajudar a lidar com os furos
No programa Você+, voltado para o emagrecimento e manutenção do peso perdido, há um módulo desenvolvido em parceria com a psicóloga Mabel Pereira, que possui formação voltada para o tratamento da obesidade por meio da mudança comportamental.
Nele, são ensinadas estratégias e exercícios de Mindfulness e autoconhecimento para você se reconectar com as sensações de fome e saciedade e se conscientizar dos sentimentos e pensamentos que surgem em relação à comida e ao seu corpo.
Além disso, o objetivo é que você aprenda quais são as melhores estratégias para o emagrecimento e a manutenção do peso perdido, assim como o passo a passo para colocar isso em prática, diminuindo o efeito sanfona tão comum em quem luta contra o excesso de peso.
Quer saber mais sobre o programa e aprender de vez a lidar com os obstáculos para melhorar seu bem-estar? Acesse o você+ e faça sua inscrição!