O primeiro passo para qualquer mudança é reconhecer que algo precisa ser mudado. Em relação à perda de peso, a única forma de colocar em prática esse reconhecimento é com o emagrecimento consciente. Esse processo envolve a parte alimentar e a comportamental e, para que ele seja possível, é necessário um planejamento diário.
Emagrecer é um desafio para muitas pessoas que se sentem culpadas e envergonhadas por não conseguirem atingir seus objetivos. Acreditam que já sabem o que fazer, pois as sociedades médicas afirmam que basta comer menos e se exercitar mais. No entanto, se essa orientação estivesse correta, não teríamos 60% da população com sobrepeso.
O nosso corpo é regulado por hormônios que controlam a fome, saciedade e o uso da reserva de gordura. Sendo assim, orientações que não levam em consideração esses mecanismos fisiológicos podem ser ineficazes e frustrantes. Muitas pessoas acabam sentindo-se desmotivadas e achando que não têm força de vontade suficiente.
Para emagrecer de forma saudável e consistente, é importante compreender esse processo. Ganhar autonomia e liberdade na tomada de decisões em relação à alimentação gera um aumento da confiança e resultados mais rápidos e consistentes.
Portanto, a orientação para emagrecer não deve ser apenas uma simples fórmula de “comer menos e se exercitar mais”. É importante compreender os mecanismos fisiológicos que regulam a fome e a saciedade, bem como a importância da escolha de determinados alimentos e da atividade física adequada para o seu corpo.
Como se manter no controle?
A importância do planejamento diário no emagrecimento consciente
O planejamento diário é importante pois, por meio dele, você irá definir qual seu principal objetivo do dia.
Quando temos atividades que precisam ser feitas e não definimos prioridades, isso gera estresse, ansiedade e, como consequência, a válvula de escape acaba sendo a comida.
No Programa Você+ temos um módulo completo no qual abordamos o emagrecimento consciente e como retomar essa consciência, além de trabalhar o emocional relacionado a alimentação.
Para esse planejamento, é necessário seguir os seguintes passos que disponibilizei para serem cumpridos em um planner que pode ser baixado ao final deste conteúdo:
Organize seu dia
Organize seu dia e comece fazendo o que julga mais importante, seja relacionado ou não a alimentação.
Faça análise da sua alimentação
Defina como foi sua alimentação no dia, sem julgamentos.
Nessa parte deve ser feita uma análise crítica, levando em consideração se comeu de forma consciente, se foi algo planejado, programado e se você estava atento durante a alimentação.
Isso serve para avaliar também seu comportamento frente aquela determinada situação do ato de se alimentar.
Analise se o furo da dieta foi programado ou se foi sabotador, ou seja, causado pela ansiedade, estresse ou compulsão.
Anote seu peso
Anote seu peso, caso isso não te prejudique.
Além disso, lembre-se de que você não precisa se pesar todos os dias, se isso é algo que vai te fazer mal.
Controle a frequência de exercícios
Controle se fez ou não exercícios durante a semana. Faça anotações sobre cada dia.
Anote pontos positivos do seu dia
Anote três pontos positivos do dia. Eles podem ser:
- passivos, ou seja, acontecimentos que podemos ser gratos durante o dia e que ocorreram de forma natural. É importante reconhecer e ser grato por isso, pois gera felicidade.
No começo isso pode ser difícil, pois temos uma tendência inicial de somente focarmos no negativo. Muitas vezes você pode ter um dia perfeito, mas, por um pequeno detalhe que não foi como o esperado, desconsideramos tudo aquilo que foi bom.
- ativos, que são as pequenas conquistas que teve durante o dia, o que gera confiança. Ela irá garantir que conseguirá alcançar objetivos maiores.
Mas o que pode ser considerado como pequenas vitórias? Conseguir mudar o café da manhã, recusar uma sobremesa oferecida ou fazer dez minutos de atividade física.
Como foi seu dia?
Aqui você deve apontar como se sente e quais foram os aprendizados do dia.
Nesse ponto, já é possível fazer uma programação para o dia seguinte, pois, de todo aprendizado tem que sair uma ação.
Isso porque você tem algo abstrato, que são as ideias e os pensamentos, e é preciso concretizar isso em forma de um plano e uma ação.
Termine dando uma nota ao seu comprometimento em relação ao seu emagrecimento e a sua saúde.
Aprendizado da semana
Ao final da semana, quando fizer esses passos todos os dias, anote como está se sentindo, qual o maior aprendizado que teve, quais foram suas evoluções, se está no controle e o que pode melhorar.
A ideia é que, com essas informações, seja possível refletir e praticar um emagrecimento consciente.
Como o Você+ auxilia no processo de emagrecimento consciente
É preciso ter o conhecimento correto para que as suas escolhas sejam conscientes. Somente dessa forma você vai se comprometer e desenvolver o comportamento necessário para uma mudança definitiva.
No programa Você+ eu abordo os cinco níveis fundamentais para o emagrecimento, além de possuir um módulo completo sobre como ter mais controle e saber lidar com a fome emocional.
Esse módulo é conduzido pela Mabel Pereira – psicóloga com formação voltada para o tratamento da obesidade por meio da mudança comportamental. Nele, são ensinados estratégias e exercícios de Mindfulness e autoconhecimento para você se reconectar com as sensações de fome e saciedade e se conscientizar dos sentimentos e pensamentos que surgem em relação à comida e ao seu corpo.
Preencha o formulário abaixo para ter acesso ao planner diário que irá auxiliar na prática do emagrecimento consciente.